RSS
Write some words about you and your blog here

PET-EF/UFAC TAQUARI: Balanço de 4 anos de trabalho


Hoje vivemos uma situação contraditória provocada de um lado, pelo excesso de brinquedos produzidos pela indústria e oferecidos às crianças das classes econômicas mais favorecidas – cujo poder aquisitivo de suas famílias lhes permite conviver com uma quantidade exagerada desses produtos - e de outro lado, pela impossibilidade de acesso a estes brinquedos pelas crianças das classes econômicas menos favorecidas.
Nesse sentido o Grupo PET-EF/UFAC tem priorizado suas ações de extensão em bairros onde não há políticas públicas voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes, no que se refere à cultura lúdica.
 Dentre esses bairros decidimos realizar nossas ações de extensão no  Taquari, em 2009, a partir de pesquisa realizada por estudantes de Urbanismo da FAAO (Siqueira et al, 2008 [1] ), onde obtivemos os dados da situação socioeconômica deste bairro, que boa parte dos órgãos públicos na época não dispunham, tais como: renda, moradia, grau de satisfação dos moradores do bairro em relação aos serviços de abastecimento de água e energia, coleta de esgotos e estrutura viária.
Vejamos a seguir como esses dados se apresentavam.  gráfico 1 demonstra a renda familiar.
 
Figura 1: Renda familiar
Fonte: Siqueira et al, 2008.

 
               Como se pode ver, algo em torno de 2% da população possui renda igual ou inferior a um (1) salário mínimo.
              Além disso, a maioria das famílias reside sem as condições mínimas de conforto e saneamento em áreas alagadiças.
 
Figura 2: Moradia

Fonte: Siqueira et al, 2008.
 
                   Quanto à infraestrutura, a rede de esgoto não atende adequadamente as necessidades dos moradores. Boa parte foi desenvolvida pela comunidade. As soluções adotadas se dividem em: fossa, córrego, caixas coletoras, "pântanos, e há, ainda, os tubos que levam o esgoto até o rio Acre.
Figura 3: Esgoto
Fonte: Siqueira et al, 2008.
 
               Em relação ao abastecimento de água, o bairro é dotado de variadas soluções, que vão desde o abastecimento pela rede pública (embora a maioria não seja beneficiada), passando por poços artesianos, chegando à retirada diretamente do rio Acre, sem qualquer tratamento.
 

Figura 4: Abastecimento de água
Fonte: Siqueira et al, 2008
               Em relação ao calçamento e pavimentação das ruas do bairro Taquari, apenas a rua principal é provida de asfalto. No entanto, a maioria das vias carece de pavimentação e não possui calçadas para pedestres. 
 
Figura 5: Pavimentação
Fonte: Siqueira et al, 2008
 
               No que se refere ao lazer, a quase inexistência de equipamentos ou sua baixa utilização implica na impossibilidade de efetivação de práticas esportivas e sociais. Em muitos casos, parte dos equipamentos que foram encontrados estão sem condições de uso, sendo utilizados por delinquentes, afastando a comunidade destas áreas de lazer.
 
Figura 6: Equipamentos de lazer
Fonte: Siqueira et al, 2008
 
               A maioria dos moradores do Taquari, segundo dados de Siqueira et al (2008), avalia a segurança como insuficiente, não atendendo as demandas existentes, conforme podemos conferir abaixo.
 
 
 
Figura 7: Segurança
Fonte: Siqueira et al, 2008.
 
               Neste sentido, havia no bairro um local de trajetórias e percursos noturnos, onde a comunidade silenciava diante do que acontecia ali durante a noite. O terreno  (particular) estava invadido pelo mato, infestado de ratos e outros animais nocivos, escuro e localizado no cruzamento de vários caminhos, apresentava as condições propícias para práticas delituosas, tais como o consumo de drogas e bebidas alcóolicas, o que era frequente no local. Isso acarretava perigo para as crianças que durante o dia brincavam no local, e eram abordadas por esses indivíduos que lhes assediavam com propostas nefastas - ocasião que estas ficavam à mercê desses sujeitos - longe do alcance do olhar de seus responsáveis.
Foto: Arquivo PET-EF/UFAC
 
                Nesse contexto fomos procurados pela Igreja Batista do Taquari para realizarmos uma parceria e poder prestar atendimento às crianças e jovens daquele bairro. Discutimos as condições de perigo daquele local (próximo à igreja) para a comunidade como um todo, especialmente para as crianças. A solução foi apresentada e concretizada na compra do terreno pela congregação.
 
Foto: Arquivo PET-EF/UFAC
 

               Assim, reunidos decidimos fazer um dia de mutirão comunitário para limparmos o terreno e fazer nosso local de lazer e espaço social de reuniões e práticas lúdicas e esportivas.
               Contamos com a participação e confiança dos pais,
 
Foto: Arquivo PET-EF/UFAC
              
              E as crianças, nossos mais entusiasmados parceiros.
 
Foto: Arquivo PET-EF/UFAC
 
             As irmãs fizeram aferição da pressão nos participantes.

Foto: Arquivo PET-EF/UFAC
 
          Ao término do trabalho o terreno foi demarcado e fizemos um torneio de futebol com as crianças devidamente uniformizadas,
Foto: Arquivo PET-EF/UFAC
 
          Distribuímos prêmios e brindes ao final do torneio.
Foto: Arquivo PET-EF/UFAC
 
            A comunidade do Taquari atendeu nosso chamado e participou de forma importante para o estabelecimento desta parceria entre o Grupo PET-Educação Física da Universidade Federal do Acre e a Igreja Batista do Taquari para o atendimento deste bairro.
Foto: Arquivo PET-EF/UFAC
 
               Tudo isto aconteceu em 2009. A partir dessa época todos os anos nos reunimos e fazemos o mutirão de limpeza de nossa área de lazer quando começa o verão amazônico.
Mutirão Taquari 2013
Foto: Alexandre Noronha
 
               De lá para cá, muita coisa mudou. Este ano já contamos com três (3) terrenos onde desenvolvemos nosso trabalho.
               No primeiro foi construída a igreja, e na frente temos um terreiro onde podemos brincar com segurança e tranquilidade.
Foto: Alexandre Noronha
 
               Os outros dois terrenos ficam nos fundos da igreja e foi onde instamos nossa lona (ao fundo) e deixamos um espaço ao ar livre.
Cadastro
Foto: Alexandre Noronha
 
               Vejam nossas bolsista preparando o local para as atividades.
Foto: Alexandre Noronha
              
               E como não poderia deixar de ser, nossos colaboradores especiais também não se furtaram ao trabalho.
Foto: Alexandre Noronha
 
              Depois foi só diversão.
Foto: Alexandre Noronha
 
          Vejam que imagem especial de nossa tarde junto com estas crianças.
Foto: Alexandre Noronha
 
          Eles são o motivo da nossa atenção e carinho. Obrigada a todos os que fazem do Polo Taquari um local de esperança  e alegria para estas crianças.
Foto: Alexandre Noronha
      
 
          OBSERVAÇÃO: Todas as fotos publicadas foram autorizadas pelos pais e/ou responsáveis pelas crianças.
---------------------------------------

[1] SIQUEIRA, E.; CARVALHO, L.; HELENA, R.; MALAQUIAS, S.; HAMAGUCHI, S.; D’ALBUQUERQUE, S. Estudo Urbanístico da Regional I. Rio Branco, AC: FAAO, 2008.  
 


 

 


 

0 comentários:

Postar um comentário