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Flores do Centro Cultural Thaumaturgo Filho

              Queridos bolsistas, amanhã teremos um dia longo pela frente e espero que todos estejam bem dispostos para a vivência que vamos realizar.
              Durmam bem e que a beleza das flores inspire seus sonhos.

  







Preparando os brinquedos

         Em outubro de 2010 dedicamos parte de nossas atividades para a realização do dia da criança. Coletamos material reciclável - garrafas pet e tampinhas - e compramos outros complementos para finalizar os produtos que idealizamos: palhacinhos e carrinhos.


bolsista Nayana

           Nos reunimos no curso de Educação Física e realizamos uma oficina de confecção desses brinquedos.


Oficina de brinquedos de material reciclável
Curso de Educação Física - UFAC


           Contamos com a assessoria pedagógica da arte-educadora Isis Galvão que nos deu todo o suporte de que precisávamos para produzir todo o material.
Arte-educadora Isis Galvão

     Os brinquedos foram distribuidos nos parques em que atuamos com o Projeto de Extensão Jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais.


Empenho e dedicação



Gosto desse trabalho

            Nosso "carro-chefe" era este carro feito com garrafinha de putchula. A criançada adorou. E também fizemos um adesivo para os brinquedos com nosso logotipo, feito pela nossa parceira professora Aleta Dreves do curso de Comunicação Social-Jornalismo. 


Carrinho de pitchula

Placas 2010

O bairro Placas foi incorporado à malha urbana do município entre os anos de 1970 e 1985. É localizado na parte norte de Rio Branco, às margens do igarapé São Francisco, sobre relevo de colinas, em área residencial.
Apresenta aspectos de segregação urbana, sendo periférico tanto em caráter físico como social. No entanto, apresenta, segundo Carmo & Schaefer (2009)[1] condições de uso e cobertura do solo mais adequadas para a conservação do meio ambiente e da qualidade de vida da população nele residente.
Neste contexto, encontramos o local ideal para desenvolver nossas atividades de extensão. Localizamos nosso trabalho no Parque da Igreja Presbiteriana do Brasil, cujo apoio do pastor Ednildo tem sido fundamental, nos cedendo o espaço desta instituição bem como outros itens como água mineral, copos e material para nossas brincadeiras.


As atividades são realizadas toda terça-feira e quinta-feira.


Sendo destinadas às crianças de todo o bairro, particularmente as que estudam na Escola Theodolina Falcão, de 1º. ao 4º. ano do turno matutino, pois,  atendemos apenas no turno vespertino, haja vista que nossas bolsistas estudam também no turno da manhã.
Vejam alguns bons momentos do nosso trabalho em 2010, nas fotos de Giselle Lucena e Stael Moura, bolsistas do Curso de Comunicação Social-Jornalismo, ambas orientandas da professora Aleta Dreves.
Bandeirinha

Boca de forno

Passa a bola

Coelhinho sai da toca

Gato e rato

Tanta laranja madura

Hora da pipoca


Dia das crianças




Irmãos





CARMO, Lucio Flávio Zancanela.; SCHAEFER, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud. Mapeamento, por fotointerpretação, do uso e cobertura do solo urbano em Rio Branco (AC): Subsídios ao planejamento urbano. Revista de C. Humanas, Vol. 9, Nº 1, p. 85-95, Jan./Jun. 2009.

Pró-Jovem/2010

          O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
          A finalidade do ProJovem é proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre:
• Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental;
• Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial;
• Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
          Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas:
• a re-inserção dos jovens no processo de escolarização;
• a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho;
• a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público;
• a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação;
• a ampliação do acesso dos jovens à cultura.
          Fomos convidados pela coordenadora executiva do ProJovem Urbano em Rio Branco, professora Lidia Maria Mota Diógenes a colaborar com a capacitação de um grupo de 80 alunos de duas escolas – Raimundo Hermínio de Melo e Dr. Mário de Oliveira. Estes alunos desenvolveram durante 3 meses um plano para minimizar problemas existente na comunidade no qual as escolas estão localizadas – com ações de proteção social, saúde, cultura, meio ambiente, lazer.
          A capacitação ocorreu no mês de agosto/2010 visando utilização de materiais recicláveis para preservação do meio ambiente. Dessa forma, eles iriam fabricar esses brinquedos e levariam a comunidade para mostrar que materiais recicláveis podem servir para diversão, lazer, além de preservar o meio ambiente e evitar os danos ambientais.
Confiram nas fotos alguns momentos desse trabalho.




FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

I Fórum de Arte-Educação de Rio Branco


Nos dias 28 e 29 foi participamos do I Fórum de Arte-Educação de Rio Branco, evento realizado no Teatro Plácido de Castro.
O fórum foi realizado pela Câmara Temática de Arte-Educação do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Segundo palavras do Presidente da Associação de Arte-Educadores do Acre a LDB pôs fim à longa discussão sobre o ensino da arte, determinando não só sua obrigatoriedade, mas sua oferta por professores especialistas em todas as escolas de ensino básico do país. Desse modo, no Acre em setembro de 2003, o encontro "Discutindo a Arte na Educação" encaminhou a criação dos cursos de licenciatura em Música e Artes Cênicas (2004) na Universidade Federal do Acre. No entanto, embora tenham decorrido mais de dez anos da criação da LDB, ainda não há professores especialistas nas escolas e nem solução para o problema. Portanto o grande desafio colocado neste fórum, mais que tornar o ensino de arte no ensino básico uma realidade, conforme manda a lei, é também discutir alternativas para que a cultura, de forma conjunta com a educação, recupera a importância que tem na formação da identidade no desenvolvimento do Acre e do país.

Brincar 9


Brincar faz a criança feliz, e por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária (Foto:Giselle Lucena).