RSS
Write some words about you and your blog here

Pró-Jovem/2010

          O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
          A finalidade do ProJovem é proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre:
• Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental;
• Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial;
• Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
          Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas:
• a re-inserção dos jovens no processo de escolarização;
• a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho;
• a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público;
• a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação;
• a ampliação do acesso dos jovens à cultura.
          Fomos convidados pela coordenadora executiva do ProJovem Urbano em Rio Branco, professora Lidia Maria Mota Diógenes a colaborar com a capacitação de um grupo de 80 alunos de duas escolas – Raimundo Hermínio de Melo e Dr. Mário de Oliveira. Estes alunos desenvolveram durante 3 meses um plano para minimizar problemas existente na comunidade no qual as escolas estão localizadas – com ações de proteção social, saúde, cultura, meio ambiente, lazer.
          A capacitação ocorreu no mês de agosto/2010 visando utilização de materiais recicláveis para preservação do meio ambiente. Dessa forma, eles iriam fabricar esses brinquedos e levariam a comunidade para mostrar que materiais recicláveis podem servir para diversão, lazer, além de preservar o meio ambiente e evitar os danos ambientais.
Confiram nas fotos alguns momentos desse trabalho.




0 comentários:

Postar um comentário