No dia 21 de dezembro de 2011 a bolsista do PET-EF - Patricia Dayane Barcelos da Rocha Brasileiro apresentou sua defesa de TCC para a obtenção do título de licenciada em Educação Física, cujo tema foi "Delineando a Educação Física em Rio Branco: Sujeitos e trajetórias".
Patricia Brasileiro
Vejam abaixo o resumo de seu trabalho.
RESUMO
Introdução:
As
histórias de vida são atualmente uma importante fonte de informação sobre a
prática profissional docente (Nóvoa, 1992). Desta forma, os resultados de
pesquisas realizadas tendo este referencial podem ser de grande valia para a
formação inicial de professores.
Questão
de pesquisa: Como se deu o delineamento histórico da Educação
Física em Rio Branco?
Objetivo:
Identificar a configuração histórica da Educação Física em Rio Branco, a partir
de seus sujeitos e trajetórias.
Referencial
teórico: Histórias de vida e Formação de professores, baseado em
estudos de Huberman, (1992); Goodson, (1992); Gonçalves, (1992); Finger e
Nóvoa, (1988); Nóvoa, (1992); Mizukami & Betti, (1997).
Metodologia: Pesquisa direta, de cunho
qualitativo, cujo instrumento de pesquisa foi a entrevista aberta, gravada
transcrita e analisada. As narrativas traçam uma relação com o período
histórico da cidade de Rio Branco, a história da educação física local e a
história de vida –pessoal e profissional – dos sujeitos da pesquisa.
Discussão dos resultados: As narrativas
falam do entusiasmo, da força e também dos problemas da construção da Educação
Física em nosso Estado, particularmente, em Rio Branco. Suas memórias fazem com
que nos indaguemos, e então possamos compreender o esporte e tratá-lo
pedagogicamente, de forma clara, com opções e com a visão voltada para uma nova
concepção de homem e sociedade. Não se trata apenas de enquadrar as aulas em
esta ou aquela abordagem é preciso investir na formação do professor a partir
do seu próprio conhecimento. Quais são os seus valores? Em que ele acredita? E
porque acredita?
Considerações finais: Apontamos para a necessidade de avançarmos na
produção de pesquisas sobre as fontes e a natureza dos saberes da base
profissional dos professores de Educação Física, considerando que esta
profissão tem dimensões sociais e baseia-se em relações sociais marcadas por um
tipo de trabalho específico, com seus conteúdos, suas exigências próprias, com
suas finalidades. Assim, buscamos contribuir com a formação docente
explicitando o caráter diferenciado dos saberes e das práticas profissionais de
professores de Educação Física. Cabe à universidade, à escola e aos professores
de EF agir para partilhar seus saberes profissionais, tirando-os do seu anonimato
e dando a esses saberes um significado social, cultural e político.
Palavras-chave: Educação física. Memória. Formação docente.
Linha de
pesquisa: Memória da Educação Física e
Esporte.
Parabéns Patrícia!
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