RSS
Write some words about you and your blog here

Petianas - Defesa TCC (Patricia)


 
          No dia 21 de dezembro de 2011 a bolsista do PET-EF - Patricia Dayane Barcelos da Rocha Brasileiro apresentou sua defesa de TCC para a obtenção do título de licenciada em Educação Física, cujo tema foi "Delineando a Educação Física em Rio Branco: Sujeitos e trajetórias".
Patricia Brasileiro
 
Vejam abaixo o resumo de seu trabalho.
 
RESUMO
     Introdução: As histórias de vida são atualmente uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (Nóvoa, 1992). Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas tendo este referencial podem ser de grande valia para a formação inicial de professores.
     Questão de pesquisa: Como se deu o delineamento histórico da Educação Física em Rio Branco?   
     Objetivo: Identificar a configuração histórica da Educação Física em Rio Branco, a partir de seus sujeitos e trajetórias.
     Referencial teórico: Histórias de vida e Formação de professores, baseado em estudos de Huberman, (1992); Goodson, (1992); Gonçalves, (1992); Finger e Nóvoa, (1988); Nóvoa, (1992); Mizukami & Betti, (1997).
     Metodologia: Pesquisa direta, de cunho qualitativo, cujo instrumento de pesquisa foi a entrevista aberta, gravada transcrita e analisada. As narrativas traçam uma relação com o período histórico da cidade de Rio Branco, a história da educação física local e a história de vida –pessoal e profissional – dos sujeitos da pesquisa.
     Discussão dos resultados: As narrativas falam do entusiasmo, da força e também dos problemas da construção da Educação Física em nosso Estado, particularmente, em Rio Branco. Suas memórias fazem com que nos indaguemos, e então possamos compreender o esporte e tratá-lo pedagogicamente, de forma clara, com opções e com a visão voltada para uma nova concepção de homem e sociedade. Não se trata apenas de enquadrar as aulas em esta ou aquela abordagem é preciso investir na formação do professor a partir do seu próprio conhecimento. Quais são os seus valores? Em que ele acredita? E porque acredita?
     Considerações finais: Apontamos para a necessidade de avançarmos na produção de pesquisas sobre as fontes e a natureza dos saberes da base profissional dos professores de Educação Física, considerando que esta profissão tem dimensões sociais e baseia-se em relações sociais marcadas por um tipo de trabalho específico, com seus conteúdos, suas exigências próprias, com suas finalidades. Assim, buscamos contribuir com a formação docente explicitando o caráter diferenciado dos saberes e das práticas profissionais de professores de Educação Física. Cabe à universidade, à escola e aos professores de EF agir para partilhar seus saberes profissionais, tirando-os do seu anonimato e dando a esses saberes um significado social, cultural e político.
Palavras-chave: Educação física. Memória. Formação docente.
Linha de pesquisa: Memória da Educação Física e Esporte.
 
     Parabéns Patrícia!
 
 


0 comentários:

Postar um comentário