Lagoa da Jansen
Na imagem temos a vista panorâmica do lago ou laguna mais famosa da cidade, que destaca-se pela infra-estrutura adaptada à prática de esportes e pela noite agitada e animada, contendo uma grande quantidade de bares e restaurantes para todos os tipos e gostos.
É banhada pelas águas da baía de São Marcos e do Oceano Atlântico e aquecida pelo sol o ano inteiro, privilégio de uma cidade localizada dois graus ao sul da linha do Equador. O calor é amenizado pela brisa do mar e por um período chuvoso que se estende de janeiro a julho, sempre intercalado por dias de sol. Esse conjunto de fatores geográficos e climáticos garante banhos de sol e de mar o ano todo.
Durante o evento fizemos apresentação de pôster e apresentação oral do trabalho intitulado "REDESCOBRINDO A CULTURA LÚDICA DE IDOSOS DE RIO
BRANCO/AC", cujo resumo apresentamos a seguir:
RESUMO:
Introdução:
Buscamos mapear a memória lúdica de idosos de Rio Branco/AC a partir da identificação
de suas histórias de vida - o contexto de sua prática, traços comuns e/ou
singulares.
Objetivos: Resgatar,
registrar, divulgar e revitalizar a cultura lúdica dos cidadãos rio-branquenses.
Metodologia: Utilizamos o
método biográfico, segundo os critérios da História Oral (MEIHY, 1996), para
tanto entrevistamos 56 sujeitos, na faixa etária de 50 a 89 anos. Deste total,
58,9% dos sujeitos são acrianos provenientes de diversos municípios, 21,4% são
nordestinos, 12,5% são naturais do Amazonas e 1,78% são do Sudeste.
Resultados:
Identificamos nas narrativas orais dos sujeitos da pesquisa 105 práticas
corporais da cultura lúdica, que foram classificadas em 19 categorias a partir
de estudos de Friedmann (2004), Melo (1979) e Atzingen (2003), como a seguir:
jogos clássicos; fórmulas de escolha; brinquedos cantados; faz de conta;
folclore; jogos de exercício; agilidade; destreza e força; brinquedos
construídos; jogos de habilidade, salão, pontaria, construção, dramáticos,
simbólicos, sorte, tabuleiro, vertigem, atirar e adivinhas.
Argumentações finais:
Consideramos, assim, os sujeitos do estudo como depositários e fomentadores da
aprendizagem de nossa cultura lúdica - parte integrante do nosso patrimônio
imaterial – que é construída a partir de referências da inserção de diversos
grupos sociais e transmitida de geração em geração, imprimindo diferentes
valores e concepções de mundo à identidade acriana.
Palavras-chave: Cultura lúdica. Memória. Identidade. Espaço social. Tempo.
Bolsista Adriana Paiva
Foi muito bom, pena que a maioria não pode comparecer. Os recursos do AUX-PE estão atrasados e nosso grupo só recebeu a parcela referente à 2009. Mas, não perdemos a esperança e vamos continuar produzindo o melhor que pudermos.
Fiquem com a bela imagem dos azulejos do Maranhão.
0 comentários:
Postar um comentário