RSS
Write some words about you and your blog here

ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET

           Participamos do Encontro Nacional dos Grupos Pet realizado no período de 22 a 27 de julho de 2012, na cidade de São Luiz (MA).
Lagoa da Jansen
Na imagem temos a vista panorâmica do lago ou laguna mais famosa da cidade, que destaca-se pela infra-estrutura adaptada à prática de esportes e pela noite agitada e animada, contendo uma grande quantidade de bares e restaurantes para todos os tipos e gostos.
É banhada pelas águas da baía de São Marcos e do Oceano Atlântico e aquecida pelo sol o ano inteiro, privilégio de uma cidade localizada dois graus ao sul da linha do Equador. O calor é amenizado pela brisa do mar e por um período chuvoso que se estende de janeiro a julho, sempre intercalado por dias de sol. Esse conjunto de fatores geográficos e climáticos garante banhos de sol e de mar o ano todo.
          Durante o evento fizemos apresentação de pôster e apresentação oral do trabalho intitulado "REDESCOBRINDO A CULTURA LÚDICA DE IDOSOS DE RIO BRANCO/AC", cujo resumo apresentamos a seguir:
                                                              RESUMO:
        Introdução: Buscamos mapear a memória lúdica de idosos de Rio Branco/AC a partir da identificação de suas histórias de vida - o contexto de sua prática, traços comuns e/ou singulares.
       Objetivos: Resgatar, registrar, divulgar e revitalizar a cultura lúdica dos cidadãos rio-branquenses.
      Metodologia: Utilizamos o método biográfico, segundo os critérios da História Oral (MEIHY, 1996), para tanto entrevistamos 56 sujeitos, na faixa etária de 50 a 89 anos. Deste total, 58,9% dos sujeitos são acrianos provenientes de diversos municípios, 21,4% são nordestinos, 12,5% são naturais do Amazonas e 1,78% são do Sudeste.
      Resultados: Identificamos nas narrativas orais dos sujeitos da pesquisa 105 práticas corporais da cultura lúdica, que foram classificadas em 19 categorias a partir de estudos de Friedmann (2004), Melo (1979) e Atzingen (2003), como a seguir: jogos clássicos; fórmulas de escolha; brinquedos cantados; faz de conta; folclore; jogos de exercício; agilidade; destreza e força; brinquedos construídos; jogos de habilidade, salão, pontaria, construção, dramáticos, simbólicos, sorte, tabuleiro, vertigem, atirar e adivinhas.
      Argumentações finais: Consideramos, assim, os sujeitos do estudo como depositários e fomentadores da aprendizagem de nossa cultura lúdica - parte integrante do nosso patrimônio imaterial – que é construída a partir de referências da inserção de diversos grupos sociais e transmitida de geração em geração, imprimindo diferentes valores e concepções de mundo à identidade acriana.
      Palavras-chave: Cultura lúdica. Memória. Identidade. Espaço social. Tempo.
 
Bolsista Adriana Paiva
 
Foi muito bom, pena que a maioria não pode comparecer. Os recursos do AUX-PE estão atrasados e nosso grupo só recebeu a parcela referente à 2009. Mas, não perdemos a esperança e vamos continuar produzindo o melhor que pudermos.
 
Fiquem com a bela imagem dos azulejos do Maranhão.
 
 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário