RSS
Write some words about you and your blog here

Taquari 2010

          bairro Taquari está situado no Segundo Distrito da cidade de Rio Branco. O processo de ocupação da área que hoje integra este bairro deve-se aos movimentos sócio-econômicos da década de 1970. Naquele período tanto o governos federal, quanto o governo estadual, implantaram diversos programas de desenvolvimento econômico que visavam substituir a tradicional atividade extrativista da borracha pela pecuária. Para tanto, diminuíram os financiamentos que eram concedidos aos seringais e criaram vários incentivos para empresários do sul do país, que quisessem montar fazendas de gado na região. Com essa substituição de seringais por fazendas pecuaristas ocorreu uma intensa migração da população que trabalhava na área rural para a área urbana, especialmente o Segundo Distrito, que teve sua população aumentada muito rapidamente. As migrações consistiam basicamente de seringueiros expulsos de suas terras. Muitos perderam tudo, tiveram as casas incendiadas e outros, com a falência do extrativismo e sob as ameaças dos pecuaristas, venderam suas colocações a preços irrisórios, mudando-se para a capital do estado em busca da sobrevivência.
          De acordo com Araújo e outros (2009)[1],  os problemas enfrentados pela população deste bairro, desde sua formação até os dias de hoje continuam os mesmos: deficiência de urbanização e saneamento básico. Além disso, há também as alagações periódicas que ocorrem de forma costumeira no período das chuvas.
          No bairro Taquari, boa parte da população é dona de suas próprias casas, o que não significa que usufruem de boas condições de moradia, pois a maioria das famílias reside em imóveis, sem a mínima condição de conforto. A inexistência de equipamentos de lazer ou a pouca utilização dos equipamentos existentes implica na marginalização das comunidades ali residentes.
          Por essas condições passamos a desenvolver em 2010 nosso projeto de extensão - Jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais, contando com apoio da Igreja Batista da Comunidade Taquari, dirigida pelo pastor Ivanildo Oliveira e coordenada pelos obreiros - João Paulo Oliveira e sua esposa Alessandra Viana. Esta igreja tem um terreno no bairro com pequena edificação que garante o suporte e a guarda do material utilizado nas atividades missionárias e, colocada ao nosso dispor para desenvolvimento do projeto. Além disso, a igreja garante o lanche das crianças nas tardes em que estamos no local.
         Vejam nossos melhores momentos em 2010.

Joao Paulo e Alessandra Viana


Nossa turminha menor


Coelhinho sai da toca


Engole-bola (bilboquê)


Vai-e-vem


Corrida com aro de bicicleta


Bate o pé


Corrida de saco


Pulando corda


Nossos amores


Aniversário Kátia


Carrinhos


Futebol

Grupo PET-EF (2010)


Dia das crianças

Muito obrigada a todos que fizeram de 2010 um sucesso!


[1]ARAÚJO, Ana Cunha.; SIQUEIRA, Eliane.; CARVALHO, Luciano.;  MALAQUIAS, Solange.; HAMAGUCHI, Suemi.; D’ALBUQUERQUE, Susye. Planejamento Urbano e Regional e Infra-Estrutura Urbana. Disponível em: http://planejurb.blogspot.com/2009/04/rio-branco-acre-estudo-urbanistico-da.html. Acesso em 14 de abril 2011.

0 comentários:

Postar um comentário