Fomos convidados pela professora Célia Collet, do recém-aprovado PET-Conexões de Saberes/Indígena a realizar o abril indígena. Esta atividade faz parte das ações deste grupo, sendo realizadas em escolas e espaços públicos diversos. Aceitamos o convite e após planejamento realizamos as seguintes atividades:
- Dias 11-04 e 12-04 reunimos os dois grupos e discutimos nossaa abordagem, fechamos a programação, parcerias, transporte, material e divulgação. Assistimos a filmes com temática indígena, discutindo o enfoque do trabalho a ser realizado.
- Dia 16 (hoje) realizamos no turno matutino uma vivência de jogos e brincadeiras indígenas. Participaram os dois grupos PET- Conexões de Saberes e Educação Física. Realizamos esta atividade na Sala de Dança do Curso de EF/UFAC.
Corrente
Arranca mandioca
Briga de galo
Cabo-de-guerra
Brincadeira da ema
Festa do sapo
Pato cinza
Jurê
No turno vespertino preparamos brinquedos - peteca e o jogo da onça que será utilizado em nossas atividades. Confiram.
Professora Célia Collet e seu filhinho
Organizando
Para preencher as petecas utilizamos balões com serragem (fina). A melhor forma era encaixar os balões na garrafa pet fazendo pressão.
Jeandson (3o. perído Bach.) e Adriana (3o. período Lic.)
Em seguida envolvemos as bexigas com a palha de milho, amarrando com a própria palha ou barbante.
Professora Alessandra (recém-formada), Kátia (5o. P/Lic.) e André (3o. P/Lic)
Na confecção dos tabuleiros de jogo da onça utilizamos caixas de papelão, e riscamos com pincel atômico. Os petianos conexões de saberes, mestres do grafismo realizaram esta produção.
Jogo da onça
Primeira peteca
Agora estamos com tudo pronto.Amanhã (2a. feira dia 18-04) começaremos na Escola Airton Senna, pela manhã das 8h.30min. as 10h.30min. atenderemos turmas de 1o. a 3o. ano. No turno vespertino iremos à Escola Mauricila Santana, no horário das 14h. as 16h. atenderemos turmas de 5o. ao 7o. ano. Nossas atividades serão:
- Narração de estórias indígenas;
- Video;
- Brincadeiras e brinquedos indígenas;
- Palestra com indígenas Apurinã.
0 comentários:
Postar um comentário