RSS
Write some words about you and your blog here

Abril Indígena: preparação

          Fomos convidados pela professora Célia Collet, do recém-aprovado PET-Conexões de Saberes/Indígena a realizar o abril indígena. Esta atividade faz parte das ações deste grupo, sendo realizadas em escolas e espaços públicos diversos. Aceitamos o convite e após planejamento realizamos as seguintes atividades:
  1. Dias 11-04 e 12-04 reunimos  os dois grupos e discutimos nossaa abordagem, fechamos a programação, parcerias, transporte, material e divulgação. Assistimos a filmes com temática indígena, discutindo o enfoque do trabalho a ser realizado.
  2. Dia 16 (hoje) realizamos no turno matutino uma vivência de jogos e brincadeiras indígenas. Participaram os dois grupos PET- Conexões de Saberes e Educação Física. Realizamos esta atividade na Sala de Dança do Curso de EF/UFAC.

Corrente

Arranca mandioca


Briga de galo

Cabo-de-guerra

Brincadeira da ema

Festa do sapo

Pato cinza


Jurê
          No turno vespertino preparamos  brinquedos - peteca  e o jogo da onça que será utilizado em nossas atividades. Confiram.
      
 Professora Célia Collet e seu filhinho


 Organizando

          Para preencher as petecas utilizamos balões com serragem (fina). A melhor forma era encaixar os balões na garrafa pet fazendo pressão.


Jeandson (3o. perído Bach.) e Adriana (3o. período Lic.)
          Em seguida envolvemos as bexigas com a palha de milho, amarrando com a própria palha ou barbante.

Professora Alessandra (recém-formada), Kátia (5o. P/Lic.) e André (3o. P/Lic)

           Na confecção dos tabuleiros de jogo da onça utilizamos caixas de papelão, e riscamos com pincel atômico. Os petianos conexões de saberes, mestres do grafismo realizaram esta produção.









Jogo da onça

Primeira peteca
          Agora estamos com tudo pronto.Amanhã (2a. feira dia 18-04) começaremos na Escola Airton Senna, pela manhã  das 8h.30min. as 10h.30min. atenderemos turmas de 1o. a 3o. ano. No turno vespertino iremos à Escola Mauricila Santana, no horário das 14h. as 16h. atenderemos turmas de 5o. ao 7o. ano. Nossas atividades serão:
  1. Narração de estórias indígenas;
  2. Video;
  3. Brincadeiras e brinquedos indígenas;
  4. Palestra com indígenas Apurinã.
          Aguardem as imagens.

       

0 comentários:

Postar um comentário