RSS
Write some words about you and your blog here

Petianas - Defesa TCC (Kátia Araújo)

          A defesa de TCC da bolsista PET-EF - Kátia Araújo - foi realizada no dia 21/10/2011, tendo como tema " HISTÓRIA DE VIDA E TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE RIO BRANCO/AC". Vejam maiores informações abaixo: 

          Introdução: As histórias de vida são atualmente uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (Nóvoa, 1992). Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas tendo este referencial podem ser de grande valia para a formação inicial de professores.
          Objetivo: Descrever e analisar a trajetória de vida – pessoal e profissional - de um professor experiente , e verificar quais pontos de tal trajetória podem apresentar significações importantes para a formação profissional em Educação Física. 





          Questão de pesquisa: Como a trajetória de vida - pessoal e profissional - de um professor de Educação Física de Rio Branco, pode apresentar elementos para contribuir com a formação de novos profissionais?
         Referencial teórico: Histórias de vida e Formação de professores, baseado em estudos de Huberman, (1992); Goodson, (1992); Gonçalves, (1992); Finger e Nóvoa, (1988); Nóvoa, (1992); Mizukami & Betti, (1997).
        Metodologia: Pesquisa direta, de cunho qualitativo, cujo instrumento de pesquisa foi a entrevista aberta e gravada. Em seguida passamos à transcrição do material, para posteriormente apresentá-la ao sujeito da pesquisa de modo a que pudesse fazer as alterações (retirada ou acréscimo das informações). Sendo assim, apresentamos a carta de sessão dos direitos da entrevista, que foi lida e depois de achada conforme foi assinada pelo entrevistado, o que nos permitirá sua publicação integral, ou de trechos do depoimento colhido. Também fizemos observação da prática de ensino do sujeito da pesquisa de julho a setembro/2011. Em seguida passamos à análise do material e à organização dos assuntos por temas/categorias. Por fim, organizamos os tópicos e procedemos a redação final do texto, buscando dialogar com a literatura. O entrevistado foi o professor Gualter Craveiro que leciona na Colégio Estadual Armando Nogueira.
                                                 (Professor Gualter Craveiro e estudantes do CEAN)
                                                            
           Discussão dos resultados: A análise dos resultados foi baseada em dois modelos teóricos: o primeiro considera que o processo de construção dos saberes dos professores deve ser analisado a partir de diferentes fontes: o currículo e a socialização escolar, a formação inicial e continuada, a experiência profissional, a relação com os pares; o segundo modelo parte dos saberes mobilizados pelos professores eficientes, durante a sua ação pedagógica em sala de aula: na gestão da matéria e na gestão da classe.
          Considerações finais: Apontamos para a necessidade de avançarmos na produção de pesquisas sobre as fontes e a natureza dos saberes da base profissional dos professores de Educação Física, considerando que esta profissão tem dimensões sociais e baseia-se em relações sociais marcadas por um tipo de trabalho específico, com seus conteúdos, suas exigências próprias, com suas finalidades. Assim, buscamos contribuir com a formação docente explicitando o caráter diferenciado dos saberes e das práticas profissionais de professores de Educação Física. Cabe à universidade, à escola e aos professores de EF agir para partilhar seus saberes profissionais, tirando-os do seu anonimato e dando a esses saberes um significado social, cultural e político.

Palavras-chave: Histórias de vida. Formação docente. Educação física.

Linha de pesquisa: Formação de professores e mundo do trabalho.


3 comentários:

Alessandra Viana disse...

parabéns professora Kátia pelo trabalho, que Deus te abençoe nesta jornada como professora de Educação Física.

Socorro Craveiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Craveiro disse...

Foi muito bom tê-la como bolsista. Venha sempre nos visitar e vamos fazer parceriaspo quando você estiver atuando. Conte conosco. Abraços, Grupo PET-EF.

Alessandra Viana disse...

parabéns professora Kátia pelo trabalho, que Deus te abençoe nesta jornada como professora de Educação Física.

Socorro Craveiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Craveiro disse...

Foi muito bom tê-la como bolsista. Venha sempre nos visitar e vamos fazer parceriaspo quando você estiver atuando. Conte conosco. Abraços, Grupo PET-EF.

Postar um comentário