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Petianas - Defesas TCC (Aleandra Morais)

     A partir de outubro/2011 começaram as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC.



Nossas bolsistas concluintes da Licenciatura (foto acima) Kátia Araújo e Aleandra Morais foram as primeiras.   
      No dia 29/10, a petiana Aleandra Morais Peixe, apresentou o trabalho -
Os impactos do PET-EF/UFAC na comunidade Taquari (Biênio 2010/2011).

     Compuseram a banca junto comigo, a professora Jeane Moura, atual coordenadora do Curso de Educação Física e o professor Sandro Melo. A defesa aconteceu na Sala dos Professores.
     Abaixo acompanhem uma síntese do trabalho.
     Introdução: O estudo é um esforço de avaliação dos impactos do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física da Universidade Federal do Acre na comunidade Taquari, biênio 2010-2011.
     Questão de pesquisa: Quais os impactos do PET Educação Física na comunidade Taquari?           
     Objetivo: Identificar e analisar os impactos – dificuldades e aspectos positivos – do PET Educação Física na comunidade Taquari.
     Metodologia: Este estudo resultou da combinação da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O método de trabalho foi a observação participante, supondo inserção do pesquisador no grupo a ser investigado.
     Dificuldades: Em pesquisa realizada por estudantes de Urbanismo da FAAO (SIQUEIRA et al, 2008[1]), tivemos acesso aos dados da situação socioeconômica do Bairro Taquari, com informações sobre a renda, moradia, grau de satisfação dos moradores em relação ao bairro, serviço de abastecimento de água e energia elétrica, coleta de esgoto e estrutura viária, onde se buscou dados que boa parte dos órgãos públicos não dispõem. Esses dados baseiam-se em um espaço amostral de cerca de 100 famílias, demonstrados em imagens que apresentaremos a seguir.



[1] SIQUEIRA, E.; CARVALHO, L.; HELENA, R.; MALAQUIAS, S.; HAMAGUCHI, S.; D’ALBUQUERQUE, S. Estudo Urbanístico da Regional I. Rio Branco, AC: FAAO, 2008.
     O bairro apresenta:
  • Infra-estrutura deficiente: As casas próprias constituem 80% do total de residências do bairro, outors 12% são alugadas e 6% são cedidas. No entanto, as moradias são construídas em áreas de encosta ou terreno alagadiço.

  • Saneamento inadequado (água captada de poços, ou diretamente do rio Acre, ou armazenada impróprio)

  •      A rede de esgoto não atende adequadamente as necessidades dos moradores. Boa parte foi desenvolvida pela comunidade. As soluções adotadas se dividem em: fossa, córregos, caixas coletoras, “pântanos”, e há, ainda, os tubos que levam os dejetos até o Rio Acre.
  • Urbanização precária: Embora parte das vias seja asfaltada ou tijolada não possuem calçamento para pedestres e a grande maioria constitui-se de "trapiches" sobre terrenos alagadiços.

  • Falta de espaço para as práticas da cultura lúdica: A quase inexistência de equipamentos ou sua baixa utilização implica na marginalização das comunidades ali residentes. Em muitos casos parte dos equipamentos que foram encontrados estão sem condições de uso, sendo utilizados por marginais, afastando a comunidade destas áreas de lazer.
     Pontos positivos: Destacamos alguns aspectos que foram trazidos pela presença do PET-EF na comunidade Taquari:
  • Alto grau de satisfação nas crianças envolvidas nas atividades
  • A mudança de hábitos e comportamento das crianças freqüentadoras do projeto.
  • Melhora no rendimento escolar.
Envolvimento da comunidade na resolução dos problemas


  • O aumento da  procura para participação no programa,com abrangência de faixas etárias.

  • Melhor e maior nível de compreensão e envolvimento nas atividades.
  • Construção de uma relação de amizade com a comunidade.
  • Aumento do número de participantes.
     Considerações finais: proporcionar às crianças e à população local, momentos de alegria e satisfação tanto pessoal, quanto social para a quebra da rotina diária. Assim, as políticas públicas devem ser construídas com base nos interesses e necessidades do conjunto da população. Por sua vez, essas vivências precisam ser definitivamente entendidas como direitos sociais e, portanto, são obrigações do governo. Acreditamos que um dos caminhos possíveis para mudar tal realidade seria a construção de parcerias entre várias instituições, como fizemos no PET-Taquari, onde tínhamos suporte do MEC e Universidade Federal do Acre. Mas, também fomos recebidos na comunidade com apoio da Igreja Batista do Taquari, para fazer o melhor e oferecer-lhes não apenas lazer alienante por meio do descanso e do divertimento direcionado ao consumo, mas para que se oportunize a vivência do lúdico na sua forma mais ampla, entendida aqui como cultura vivenciada.

Palavras-chave: PET. Educação Física. Taquari. Linha de pesquisa: Políticas públicas.
Referências bibliográficas:




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1 comentários:

Socorro Craveiro disse...

Aleandra, sua defesa foi um sucesso, mas, não deixe de nos visitar. Nos mande notícias. Um grande abraço. Grupo PET-EF.

Socorro Craveiro disse...

Aleandra, sua defesa foi um sucesso, mas, não deixe de nos visitar. Nos mande notícias. Um grande abraço. Grupo PET-EF.

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