RSS
Write some words about you and your blog here

Curso Estatística - PET/Matemática-Conexões de Saberes

               Nos meses de maio, junho e julho o professor Dr. Edcarlos Miranda de Souza ministrou um curso de Estatística Básica para os bolsistas dos grupos PET-UFAC (Educação Física, Letras, Agronomia, Geografia). O curso teve 60 horas/aula e o objetivo foi proporcionar aos discentes a oportunidade de desenvolver o raciocínio combinatório, as noções básicas de probabilidades e estatística de forma a possibilitar que os discentes desenvolvessem projetos de tratamento de dados utilizando os métodos estatísticos e perceber o quanto estes conteúdos estão presentes em aplicações na vida quotidiana, e a presença destes temas nos currículos do Ensino Fundamental e Médio, sendo um dos campos que possui grande potencial de utilização em situações mais próximas ao quotidiano do cidadão.



              Os conteúdos foram: Estatística com Exel: Frequência absoluta e relativa; Soma dos dados; Mediana, quartís,decís,centís; Moda; Variância e desvio padrão; Probabilidade; Hipóteses estatísticas, teste de hipótese. Erros de conclusão; Representações Graficas; Dentre outras coisas que eles julgarem importante; Conceitos em Estatística; Medidas de Posição e Dispersão; Probabilidade; Sociedade Empresárias; Distribuição de probabilidade; Amostragem; Estimação; Teste de Hipótese; Análise de Regressão e Correlação.

                Os nossos agradecimentos ao tutor PET-Matemática, prof. Dr. Ronaldo Melo e ao prof. Dr. Edcarlos Miranda, por sua atenção e empenho para nos proporcionar esta formação.



0 comentários:

Postar um comentário